こんにちは /Konnichiwa/

Bem-vindo a Nossa Vida e Missão no Japão!

[youtube id=”JPEzZW2_stw” w=”350″ h=”215″]

Eu e Johnna desenhamos este espaço com o objetivo de aproximar-nos de todos aqueles que falam Português e ter a oportunidade de compartilhar a nossa alegria e privilégio de servir a Covenant World Mission no Japão.

Aqui vocês poderão encontrar um pouco das nossas experiências pessoais, a nossa história, quando e o porquê de escolher o Japão como nosso próximo destino. Aliás, a nossa idéia é também utilizar o nosso blog como um diário, onde vocês poderão ler sobre os nossos projetos, atividades, curiosidades e sobretudo acompanhar o nosso dia a dia enquanto servimos a comunidade japonesa, brasileira, latina e internacional.

De fato, vocês perceberão que o Japão tem sido parte das nossas vidas bem antes de nos conhecermos. Johnna viveu no Japão por quase 3 anos (1999-2001) e são inúmeras as minhas conexões com amigos na minha adolescência que eram descendentes de japoneses, artes marciais, etc. Até porque o fato de ter nascido em São Paulo, cidade onde abriga o maior número de japoneses fora do Japão, me proporcionou esta primeira experiência com a cultura japonesa.

De modo que há uma significativa comunidade de brasileiros no Japão, que consiste em grande parte, mas não exclusivamente de brasileiros de etnia japonesa. Eles também constituem o maior número de portugueses falantes na Ásia, maiores do que Timor Leste e Macau juntos, ainda que estes lugares tenham sido colonizados por Portugal.

Os maiores números de brasileiros estão concentrados em Toyota, Oizumi, onde estima-se que até 15% da população fala Português como língua nativa, e Hamamatsu, que contém a maior população de brasileiros no Japão. É interessante notar que os brasileiros não estão particularmente concentrados nas grandes cidades como Tóquio ou Osaka. Brasileiros tendem a estar mais concentrados onde existem grandes fábricas.

A influência brasileira no Japão está crescendo. Tóquio tem o maior desfile de carnaval fora do Brasil. O Português é a terceira língua mais falada no Japão e está entre as línguas mais estudadas no país. O Japão tem dois jornais em Português, bem como estações de rádio e televisão portuguesas. A moda brasileira e a música Bossa Nova também são muito populares entre os japoneses. Clique aqui e assista o documentário “O mundo segundo os brasileiros”.

O Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão e vem crescendo desde 1950. As maiores concentrações de japoneses no Brasil estão nos estados de São Paulo e Paraná. O bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, é o que os americanos chamariam de Japantown nos EUA.

Agradecemos a Deus por essa oportunidade única, por inúmeros sinais de confirmação, e pela Sua graça sempre presente, que tem nos colocado lado a lado como casal e família.

Aqui fica o nosso muito obrigado à nossas famílias, Covenant World Mission e a todos os amigos que tem confiado em nós nesta missão.

Apertem os cintos e juntem-se a nós nesta experiência “nipônica”!

Fábio e Johnna

 

Print Friendly, PDF & Email

Report This Post