Quem é que pode controlar?

Control is an IllusionFreqüentemente ficamos cara a cara com o inusitado. Com o que não esperamos na vida. Com aquilo que parece ser notícia somente na porta ao lado. Na casa do vizinho. Com a filha do nosso colega de trabalho. Com o pastor da igreja da cidade vizinha. Com a igreja ao lado. Com a mulher do melhor amigo. Nunca conosco. Nunca com alguém próximo da gente. Nunca com alguém que vive debaixo do mesmo teto. Nunca.

Nunca diga nunca mamãe me ensinou. Nunca é uma palavra que inexiste no vocabulário da existência de um mundo caído como o nosso. Nunca é sentença que sai da boca de um indivíduo que tem a pretensão e arrogância do pseudo saber e pseudo controle daquilo que é incontrolável.

Assim é a vida. Incontrolável!

Assim Jesus ensina. Quem é que pode acrescentar um pouquinho de alguns minutos, alguns metros, algum algo que tem a ver com o futuro no curso da existência? Eu não posso. Você tem a pretensão de dizer que sim?

Aliás, foi Ele mesmo quem disse que no mundo teríamos aflições. O encontro com o inusitado está presente todos os dias no chão desta existência. O encontro com o corpo cansado também. A gente fica velho. Eu pelo menos estou ficando! O encontro com o desassôssego de alma e muitas vezes o encontro com a angústia de existir. Mas Ele mesmo disse também para termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. De modo que eu e você podemos vencê-lo também!

Vencer? Parece até discurso de neurolinguística e pensamento positivo.

Não!

Vencer o mundo pela fé. O justo viverá pela fé.

A consciência de saber e entender a minha limitabilidade e finitude nesta existência em face da ilimitabilidade e infinitude de Alguém que me ama incondicional e unilateralmente me faz viver pela fé e cheio de esperança. Esperança que carrega por si a inesgotabilidade vontade de existir contra o apesar de tudo. Digo contra o apesar de tudo porque a única ação que pode sair de mim como resultado de um controle e decisão consciente é render-se, entregar-se e submeter-se Aquele que É.

Viver a vida com devoção, paixão e arte é o convite que ecoa nos meus ouvidos todas as manhãs sabendo que Ele tem cuidado de mim, de nós e de cada um dos meus queridos.

Seja a vida. Seja a morte. Seja a alegria. Seja a dor. Seja o dia de festa. Seja o dia de luto. Tudo é vosso. Sejam as coisas do presente ou futuras. E vós de Cristo, e Cristo, de Deus.

De fato, faço das palavras do salmista as minhas próprias palavras crendo e pedindo a Deus a graça de entender que o homem que confia no Senhor não se atemoriza de más notícias, mas o seu coração está confiante e seguro, alicerçado e fundamentado na rocha. Rocha esta que é Jesus e as suas palavras.

Deus nos ajude a viver um dia de cada vez!

Um beijo grande.

Fábio

 

Print Friendly, PDF & Email

Report This Post

This entry was posted in Português and tagged , . Bookmark the permalink.