Esta semana eu estava assistindo um documentário produzido pelo History Channel.
O tema tratado era sobre o Universo.
Eu fiquei mais uma vez fascinado e surpreendentemente chocado.
De fato, todas as vezes que assisto documentários desta natureza, vejo e percebo o extraordinário e infinito poder de Deus trabalhando com a limitabilidade do ser humano que reside e habita no tempo e no espaço; e afinal, mesmo sendo finito, segue avançando gradativamente no conhecimento e na consciência de si mesmo e do entorno que nos envolve.
O Sol, por exemplo, possui uma massa 332.900 vezes maior que a da Terra. A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros. Dá para imaginar estes números, distância e cenário?
Ora, o documentário dizia que se quiséssemos fazer uma analogia com o Sol dentro da nossa Via Láctea, deveríamos pensar no pingo da letra i. Exatamente a letra i que acabo de escrever neste texto, e colocá-la dentro do território dos Estados Unidos da América. De modo que esta seria a analogia e comparação mais próxima para que a mente humana pudesse compreender e absorver o tamando da nossa Via Láctea.
No entanto, se compararmos o Sol, a nossa Via Láctea com outras bilhões e bilhões de estrelas do Universo e somarmos todas as outras galáxias que na limitabilidade dos nossos conhecimentos já podemos confirmar que existem através dos telescópios Hubble e seus parceiros, veríamos o Sol como se fosse um pontinho quase que imperceptível no meio de bilhões e bilhões de estrelas e luzes que compõem este Universo infinito e que assiste milhares e milhares de estrelas nascendo e morrendo constantemente num cenário que se contrapõe com buracos negros e explosões contantes e que nem mesmo nos damos conta, porém sabemos que elas estão acontecendo agora mesmo em algum lugar distante deste palco-Universo enquanto escrevo este texto e você o lê!
Um dos textos que mais me fascinam foi escrito há mais de 700 anos antes de Cristo sem a ajuda de nenhum aparato, tecnologia ou telescópio. Aliás, Este que conhece as estrelas, sejam elas bilhões e bilhões, as chama pelos seus nomes segundo o próprio profeta relata. Ele é o mesmo capaz de conhecer a mim e a você. Conhece o meu nome. Conhece o teu nome. Conhece onde estamos assentados. Conhece cada uma das nossas necessidades intrínsecas e mantêm o Universo pelo poder da Sua Palavra. Veja só a descrição do profeta Isaías.
Isaías 40:12-31 Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?
Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou?
Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?
Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.
Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos.
Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.
A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.
O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?
Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra.
E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana.
A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo.
Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.
Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Fábio
Clearwater, Flórida