O Livro dos 7 Sinais

joaoÉ assim que o Evangelho de João é chamado: O Livro dos 7 Sinais!

Estamos as terças-feiras com um bom grupo da igreja Batista de Tampa estudando os 7 sinais ou 7 milagres do livro de João. O apóstolo a quem Jesus amava. O apóstolo que juntamente com Pedro e Tiago participava do “círculo íntimo” de Jesus.

Ora, o Evangelho de João é o Evangelho mais teológico dos 4 Evangelhos. Além disso, fora escrito para um determinado grupo de indíviduos: os cristãos!

Os primeiros fragmentos foram encontrados por volta de 135 D.C. com a descoberta dos fragmentos dos papiros Rylands. Aliás, foram as primeiras cópias encontradas 50 anos depois dos textos originais serem escritos entre os anos 85-90 da era cristã.

Vale a pena lembrar que Mateus  tinha sido escrito para os judeus e enfatizava a pessoa de Jesus como o Filho de Davi, o Messias. Marcos tinha sido escrito aos gentios e sobretudo ao público romano. De modo que o Evangelho de Marcos é um Evangelho de ação e enfatiza Jesus como Cristo, o Servo.

O Evangelho de Lucas enfatiza a humanidade de Jesus e por isso lemos frequentemente as expressões Filho do Homem. Lucas, o “médico amado”, amigo íntimo e companheiro de Paulo, trabalha e descreve a história de Jesus detalhadamente relatando sua descrição para um público diversificado: a pluralidade dos gentios.

João é aquele que escreve poeticamente e enfatiza o fato de que não há livros suficientes no mundo para conter e absorver tudo o que Jesus ensinou, falou e fez nesta existência!

João descreve a divindade dAquele que é o Verbo que estava no princípio, estava com Deus e era Deus!

Aquele que se fez carne e habitou entre nós. Ele se vestiu de pele, sangue e “tarbenaculou” entre nós!

De modo que o apóstolo seleciona 7 sinais e milagres.

Ora, 5 destes sinais são únicos e exclusivamente relatados por João. De maneira que somente 2 dos 7 milagres se encontram nos outros Evangelhos chamados sinóticos.

O que eu acho fantástico perceber nestes textos descritos por João é a desconstrução que observamos Jesus fazendo. Jesus descontrói a ideia da metodologia e sequência humana mostrando que o melhor vinho pode ser servido no final da festa e não no início dela como sempre foi feito meticulosamente. Ele põe o sistema “upside down”. Ele desconstrói a religiosidade e os dogmas voltados para os sábados, pois não há nada mais importante do que o ser humano e a vidinha de alguém que está oprimido por 38 anos. É assim que Ele cura aquele homem no Tanque de Betesda que significa Casa de Misericórdia, ensinando-nos que Ele deseja misericórdia e não sacrifícios e liturgias performáticas no teatro da vida.

Aliás, desconstrução é o que mais Jesus segue fazendo quando prosseguimos observando cada um destes 7 milagres. Daria para escrever um livro traçando e exemplificando cada uma delas.

De fato, Jesus descontrói a pseudo ajuda e tentativa que frequentemente pretendemos dar a Deus. Ele vem caminhando sobre as águas do mar. Ora, observamos que os discípulos já haviam deixado um barquinho e obviamente pensavam que Jesus viria ao encontro deles de barco. Desconstrução! Não vem segundo a lógica e nem segundo o ponto de vista humano. Vem andando sobre o mar!

Não está limitado no espaço. Cura à distância!

Não está limitado no tempo. Ainda morto, depois de 4 dias.

Já cheira mal. Mas Lázaro ressuscita!

Não está limitado na imensidão de pessoas que está diante dEle versus os recursos escassos existentes.

Nos ensina que o Evangelho não é somente ensino, mas passa pelo fato de que se alguém tem sede, temos que dar de beber; se alguém tem fome, temos que dar de comer; se alguém está nu, temos que vesti-lo.

Nos ensina que tudo deve ser feito com ações de graças. A multiplicação vem!

A multiplicação nos surpreende e nos exorta a sermos mordomos e administradores féis aplicando o princípio do desperdício zero. Sobram 12 cestos cheios de pão!

Não está limitado. Não está condicionado. Não está encaixotado. Não!

Deus é livre e o Seu Espírito sopra aonde quer. Ele não segue as cartilhas dos cartórios da religião.

De fato, Salomão resume o que está dito aqui acima, pois é simples assim!

“Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” Eclesiastes 11:5

Fábio

Print Friendly, PDF & Email

Report This Post

This entry was posted in Português and tagged . Bookmark the permalink.