A Copa do Mundo começou!

brasil1A Copa do Mundo começou!

Na semana passada, conversando com a minha querida mãezinha, ela disse que havia um clima e atmosfera muito triste no Brasil. Greve. Pancadaria. Quebra-quebra. Um ar de muita tristeza e indignação. Posso imaginar. Tanto o Brasil esperou por este momento. Tanto tempo o Brasil esperou para receber o mundial de futebol e virar a página que tem como vilão o Uruguai em 1950. Maracanã. Brasil 1 x Uruguai 2. Tragédia. Grito entalado. Choro e lamento nacional.

Não assisti o mundial de 1970, mas me lembro do esplendor do mundial de 1982 mesmo brasil3sendo muito menino. Depois, a partir de 1982, ainda que o Brasil tenha levado algumas edições, na minha opinião, ganhamos sem majestade. Ganhamos com um bom futebol, mas muito longe da arte de 1982 e 1970. De qualquer forma, hoje muito me alegrou a presença da minha esposa, a nossa pequena Sophia e minha querida sogra. Todos nós juntos com o pessoal do meu trabalho assistimos a abertura do mundial e sobretudo a partida entre Brasil e Croácia. Polêmica e lances discutíveis a parte, parecia que a mistura entre a tristeza do ar que a minha mãezinha me dizia há alguns dias atrás e o futebol arte que perdemos gradativamente nestas últimas décadas, o que vimos foi um jogo de muito nervosismo e que teve um final feliz. Brasil 3 x Croácia 1.

De qualquer forma, há muitos anos eu não participava de um ambiente tão gostoso entre colegas brasileiros e família. Até porque, tenho trabalhado em um departamento só de brasileiros que dá assistência a corretoras no Brasil. Isto tem me dado a satisfação de experimentar um pedacinho do Brasil nos Estados Unidos, sobretudo em época de Copa do Mundo.

Vale a pena lembrar que hoje de manhã, mamãe e papai me enviaram uma foto da nossabrasil2 vilinha onde eu nasci e eles permanecem até hoje. Tudo estava de verde e amarelo. Eu muitas vezes ajudei a pintar as ruas e calçadas daquele lugar. Nas copas anteriores eu fazia alegremente parte deste mutirão e deste grupo que cantava e dançava pelo Brasil e pelo futebol que sempre foi a nossa paixão nacional. Que saudades!

Com tristeza devido a nossa política brasileira. Com dor no coração porque quem lucra é a FIFA e os seus colaboradores, mas torcendo pelos nossos meninos que nada tem a ver com este teatro e lobby de interesses pessoais, políticos e partidários. Além do mais, torcendo pelo nosso povo que tanto deseja ter a alegria de ser gente e viver um momento de comunidade coletiva. Quero deixar nestas linhas o meu “Viva querido Brasil! Vai! Vai! Vai querida seleção! Pra frente Brasil! Levanta a taça do mundo para que ela seja nossa!”

Com saudades, torcendo pelos nossos meninos e em oração pelo nosso querido Brasil.

Fábio

Clearwater, Junho 2014

Print Friendly, PDF & Email

Report This Post

This entry was posted in Português and tagged , . Bookmark the permalink.