Qual é a conexão entre brasileiros e japoneses?

brasil e japan(Olhar surpreso e perguntas…)

“Eu não sabia que havia tantos brasileiros no Japão! Porque existe esta conexão entre Brasil e Japão?”

Estes são alguns dos comentários e algumas das perguntas que normalmente ouvimos quando falamos que iremos ao Japão trabalhar com brasileiros e latinos. Então, decidi escrever alguns dos fatores históricos, importantes e desafiantes que estão por trás da forte conexão entre brasileiros e japoneses a fim de esclarecer algumas destas dúvidas.

Fatos históricos 

1850 – Final do século XIX e início do século XX, o café era o principal produto de exportação do Brasil. Primeiramente, o Brasil optou por utilizar a mão de obra escrava vinda da África. Mas em 1850 a escravidão foi abolida, portanto o Brasil começou a trazer e atrair muitos europeus, sobretudo, italianos para trabalhar no campo. No entanto, as más condições de trabalho e baixos salários fizeram com que o governo italiano interferisse na relação de imigração entre Brasil e Itália. De modo que os japoneses começaram a chegar em 1908 no Brasil como resultado desta diminuição da mão de obra italiana nas plantações de café brasileiras. Estima-se que haja atualmente 1.5 milhões de descendentes japoneses no Brasil.

1980 –  Devido a crise brasileira e solidez da economia japonesa, milhares de brasileiros com descendência japonesa imigraram ao Japão.

1990 –  O governo japonês começou a perceber a existência de muita ilegalidade no país. Sendo assim, o Japão decidiu abrir as portas para a imigração até a 3a. geração de descendentes japoneses. Obviamente, pelo fato do Brasil ter o maior número de japoneses fora do Japão, esta decisão fez com que muita gente se legalizasse no país, e mais uma vez, atraísse muitos outros brasileiros com descendência japonesa para imigrar. No entanto, vale a pena lembrar que a maioria dos imigrantes brasileiros no Japão trabalham em empregos que os japoneses nativos não querem trabalhar. A maioria deles se concentram e se instalam fora das grandes cidades. Eles estão em cidades onde há fábricas e atividades rurais. Guma, Toyota, Oizumi são algumas destas principais cidades escolhidas por brasileiros para viver e trabalhar.

2009 –  A crise financeira chegou. A crise financeira mundial atingiu também o Japão. De modo que a situação crítica na economia fez com que muitos imigrantes, sobretudo brasileiros voltassem ao Brasil. Em primeiro lugar, porque o próprio governo japonês deu incentivos para todos os indivíduos que queriam voltar aos seus países de origem. Além disso, no caso dos brasileiros, o fortalecimento da economia brasileira fez com que a decisão de regressar ao Brasil fosse vista como uma grande oportunidade.

Fatos importantes

* O Consulado do Brasil que mais tramita processos no mundo é o Consulado Brasileiro de Tóquio.

* Tóquio tem o maior carnaval fora do Brasil.

*  Português é o 3o. idioma estrangeiro mais falado no Japão depois do chinês e coreano.

* Oizumi tem 15% da população falando português como língua nativa e materna.

* Há jornais e rádios em português no Japão e a bossa nova é um estilo de música muito popular entre os japoneses.

* O segundo maior grupo de imigrantes no Japão é de latinos. De modo que a maioria deles são brasileiros.

Fatos desafiantes

Apesar da descendência japonesa, os brasileiros sofrem o preconceito de não agirem como japoneses ainda que se pareçam japoneses. E mais, muitos dos imigrantes japoneses brasileiros tem dificuldade com o idioma japonês. Todos estes fatores juntos dificultam muito a inclusão dos imigrantes brasileiros na cultura e sociedade nipônica abrindo um buraco emocional e psicológico enorme para ser tratado. Além de um sentimento que ao mesmo tempo mostra a pertinência e não pertinência deste grupo a sociedade e cultura do país.

Espero que esta simples e rápida descrição seja de grande ajuda para entender o contexto e arquitetura, o pano de fundo que envolvem os dois países: Brasil e Japão.

Fábio

Print Friendly, PDF & Email

Report This Post

This entry was posted in Diary, Português and tagged . Bookmark the permalink.