Oração ao Deus desconhecido – Friedrich Nietzsche

[youtube id=”EQWhLZrilvU” w=”350″ h=”215″]

Friedrich Nietzsche nasceu na Alemanha e foi um dos filósofos mais influentes do século XIX. Nietzsche tinha um histórico protestante, pois tanto o seu avô, como o seu pai eram pastores luteranos. Nietzsche se destacou por suas obras tendo como temas comuns a cultura ocidental, suas religiões e a moral judaico-cristã.

Foi ainda muito jovenzinho que Nietzsche sofrera duas grandes perdas: a perda de seu irmão e a perda do seu pai. Foi neste momento de sepultamento do seu pai que nasceu a idéia no seu coração que viaja a História e chega até aos nossos dias – Deus está morto. E, de fato, o Deus do “Cristianismo” já nasceu morto. No entanto, foi o mesmo Nietzsche que anos mais tarde escreveu um texto conhecido como “Oração ao Deus desconhecido”.

A “Igreja” tem demonizado Nietzsche e frequentemente coloca palavras na sua boca, as quais, ele não disse. Há centenas e milhares de “Nietzsches” feridos pela espada da religião-instituição-política.

Eu pessoalmente, tenho encontrado centenas deles enquanto caminho no chão da vida. Alguns deles foram meus vizinhos. Outros estão na minha família ou na família da minha esposa. Um número enorme de colegas de trabalho não conseguem ouvir a palavra Deus. Eles  associam a palavra Deus com o “Cristianismo” que carrega marcas da Santa Inquisição, indulgências, crusadas, política, manipulação, controle e moralismo que esmagam e achatam a alma de qualquer indíviduo.

O video que deixo neste espaço é a expressão mais simples e singela de uma mensagem que tem no seu cerne a compreensão de um Deus que transcende o nosso entendimento. O texto é do Caio Fábio, a tradução é do Leonardo Boff e a voz é do Flávio Siqueira.

Fábio

Print Friendly, PDF & Email

Report This Post

This entry was posted in Português and tagged . Bookmark the permalink.